Os números da 4ª edição da Feira Internacional de Comercialização e Tecnologia do Pescado comprovam o sucesso do evento: participação de mais de 4.500 profissionais, representantes de 24 países, 25 estados brasileiros e mais de 110 marcas expositoras. Foram três dias intensos de networking, parcerias firmadas, inovações e experiências únicas — um verdadeiro mergulho nas tendências e oportunidades do setor. “A Seafood é um momento de expor o que temos de melhor. E eu vejo com alegria que ela cresce e se consolida a cada ano”, destacou o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, durante a cerimônia de abertura, que contou ainda com autoridades do Brasil, Noruega, Chile e Itália, entre outros nomes de peso do setor.
Entre os grandes momentos do evento, dois seminários internacionais ganharam destaque: “O Futuro do Bacalhau no Brasil”, com a presença da Ministra da Pesca e Política Oceânica da Noruega, Marianne Sivertsen Næss, e autoridades norueguesas do Conselho Norueguês da Pesca; e o Seminário Itália–Brasil, que marcou o início da Missão Empresarial Italiana da Cadeia da Pesca e Aquicultura, reunindo representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Instituto de Pesca de São Paulo, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e da Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas (ITA). “Essa expansão internacional reflete o amadurecimento e o crescimento sustentável do setor de pescado”, destacou Ricardo Torres, novo head da Seafood Show Latin America.
O Seafood Service Show, também foi um dos momentos mais aclamados pelos participantes. A ação reuniu chefs e especialistas, como o consultor César Calzavara, que conduziu a abertura guiada de um pirarucu, mostrando cortes, preparo e finalizando com degustação, enquanto o sushichef Régis Sassaki realizou a abertura de um atum bluefin. O espaço reforçou o propósito de inspirar profissionais do setor a valorizar o pescado em cardápios, com aproveitamento integral, técnicas apuradas e apresentação sofisticada.
A Arena Talks foi um dos espaços mais concorridos da Seafood Show Latin America 2025, reunindo painéis dinâmicos e inspiradores sobre inovação, inteligência artificial no marketing, novos formatos de peixarias e boutiques de pescado, grandes redes de atacarejo, feiras livres, além do Summit de Gastronomia Japonesa e do projeto A.Mar. Um dos pontos altos da programação foi o Seafood Innovation Show, que apresentou produtos finalistas criativos, sustentáveis e alinhados às tendências de consumo moderno. A Arena também sediou o 1º Congresso Latino-Americano de Varejo de Pescado, consolidando-se como um espaço estratégico para debates e troca de experiências entre profissionais do setor. Entre os nomes de destaque presentes estavam Simone Galante, da Galunion Consultoria, e o consultor Caio Camargo, que contribuíram com insights valiosos sobre o futuro do varejo e da gastronomia com pescados.
Em clima de celebração, o aguardado Global Reception, coquetel oficial de networking do setor, foi palco da premiação dos destaques da feira. Durante o evento, foram revelados os vencedores das disputas Melhores Peixeir@s do Brasil e Innovation Show, que reconheceram o talento, a técnica e a inovação no mercado de pescados.
1º lugar: Alan Gomes e José Edson (Natural da Terra Paraíso – SP)
2º lugar: Edilson Pereira e Caio de Oliveira (Peixaria Carrefour Butantã – SP)
1º lugar: Noronha Pescados – Empanado Popeye (Polaca do Alasca com Espinafre)
2º lugar: Damm – Filé de Salmão Defumado Korin
3º lugar: Blumar – Tirinhas de Salmão Empanadas tipo Tempurá
Encerrando o evento em grande estilo, a 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Sushi reuniu os melhores sushichefs do país em uma disputa de técnica e criatividade.
O grande campeão foi Willian Utida (MS), seguido por Rodrigo Bando, ambos premiados com passe livre para competir na próxima edição do maior campeonato de sushi do mundo, em Tóquio.
Com a presença de grandes marcas e novos expositores — nacionais e internacionais — o evento consolidou-se como uma vitrine de diversidade e inovação em produtos e serviços para o setor do pescado, atraindo um público altamente qualificado. Os depoimentos dos participantes reforçam o sucesso e o alto nível de satisfação com os resultados alcançados.
Segundo Rodrigo Mascareñas, consultor da Alaska Seafood, “esses três dias de evento trouxeram uma bagagem valiosa. Acreditamos que a participação na Seafood Show renderá muitas oportunidades de negócios ao longo do ano. Nesta edição, viemos com uma proposta diferente: ampliamos nosso espaço e escolhemos uma localização mais estratégica para atrair ainda mais visitantes ao nosso estande”.
Para Ederson Krummenauer, CEO da Frumar, “foi uma edição excelente. Tivemos a oportunidade de reencontrar parceiros, conquistar novos clientes e, mais uma vez, patrocinar o Campeonato Brasileiro de Sushi, que foi um verdadeiro sucesso”.
O gerente de marketing da Copacol, Alexandre Lachi, também destacou os resultados positivos: “Recebemos na Seafood Show Latin America nossos principais clientes e parceiros. Ficamos surpresos com a presença de compradores que nem imaginávamos que viriam”.
A evolução do evento também chamou a atenção de Marcos Queiroz, sócio da MQPACK: “Impressiona como a feira cresce rapidamente. Este ano foi fantástica — público muito específico, focado e com forte presença internacional, com vários países buscando nossos equipamentos”.
O balanço é igualmente positivo para Expedito Jr., CEO da Maris Pescados: “Conseguimos estreitar ainda mais o relacionamento com parceiros e potenciais clientes. Saímos da feira com novas perspectivas e possibilidades de negócios”.
A combinação de conteúdo relevante, networking qualificado e ambiente propício para negócios reafirma a Seafood Show Latin America como o principal ponto de encontro do setor na região.
Em resumo, a Seafood Show Latin America é uma combinação única de conteúdo técnico, presença internacional, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios, reforçando o papel do evento como hub estratégico do setor de pescados no continente — promovendo o consumo responsável, a sustentabilidade e a inovação.
E o próximo capítulo já tem data marcada: de 20 a 22 de outubro de 2026, São Paulo será novamente o ponto de encontro dos profissionais e marcas que constroem o futuro do setor.
Data: 20 a 22 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.
Mais informações e fotos para a imprensa
Cristina Bielecki (crisbielecki@uol.com.br)
Entre em Contato
+55 (11) 2226-3100
Atendimento ao Expositor
cs@francal.com.br
Atendimento ao Visitante
visitante@francal.com.br