Painel Arena Talks, Conexão Itália-Brasil, cerimônia das premiações “Melhores Peixeiros do Brasil” e “Innovation Show” marcaram o segundo dia da Seafood Show Latin America 2025

Muitos negócios e debates nortearam o segundo dia da Seafood Show Latin America 2025. A quarta-feira foi de programação intensa, aproximando visitantes e profissionais do setor por meio de conteúdos relevantes apresentados na Arena Talks, aulas-show no espaço Seafood Service Show, além do início da segunda edição do Campeonato Brasileiro de Sushi. O dia foi encerrado com a emocionante Global Reception, onde foram entregues os prêmios “Melhores Peixeiros do Brasil” e “Innovation Show”.

Seminário Itália-Brasil: etapa São Paulo


O evento também sediou o início da Missão Empresarial Italiana da Cadeia da Pesca e Aquicultura no Brasil, organizada pela ICE – Agência para a Promoção no Exterior e Internacionalização das Empresas Italianas (ITA – Italian Trade Agency), com programação de 21 de outubro a 1º de novembro de 2025.

Entre as atividades, o Seminário Itália-Brasil sobre Oportunidades de Colaboração no Setor da Pesca e Aquicultura reuniu autoridades italianas e brasileiras, incluindo representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Instituto de Pesca de São Paulo, Secretaria do Estado do Ceará e Abipesca. Na delegação italiana, estiveram presentes o Consulado-Geral da Itália em São Paulo, a Embaixada da Itália no Brasil e a Agência ICE. Após São Paulo, a missão seguirá para outros estados, como Santa Catarina, Paraná, Ceará e Piauí.

Ricardo Torres, sócio da Seafood Brasil, destacou a importância da parceria: “Estamos muito satisfeitos com o apoio da Itália à Seafood Show Latin America, feira internacional que valoriza a América Latina como região estratégica para a pesca. Esperamos que essa colaboração traga tecnologia para o Brasil, incentivando uma produção sustentável e eficiente em todo o país, que tem um potencial enorme para crescer.”

Destaques do segundo dia

No espaço Arena Talks, Marcelo Ricardo de Souza, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca, apresentou os produtos finalistas do Seafood Innovation Show, avaliados com base nos seguintes critérios: embalagem, originalidade, potencial comercial e sustentabilidade. “As marcas são desafiadas a desenvolver produtos originais, inovadores e de qualidade para atender a um público cada vez mais exigente”, afirmou Marcelo.

Também na Arena Talks, o escritor e especialista em varejo Caio Camargo abordou o tema “Como a IA vem modificando o marketing e a jornada do consumidor”. Entre os insights da palestra, Caio lançou uma notícia recente: a parceria entre o Walmart e o ChatGPT. Falou sobre a diferença enorme entre usar e saber usar a IA e sobre a forma equivocada como muitas pessoas ainda a veem — como uma substituta do trabalho humano — quando, na verdade, ela veio para aperfeiçoar processos. Destacou também que, hoje, o maior concorrente de uma lojinha de bairro é um marketplace na China. “IA não é inovação, e sim sinônimo de competitividade.” Ele finalizou deixando uma provocação no ar: “Será que o ChatGPT conhece o seu negócio? E, se ele não conhece, você está fora do negócio.” Para acalmar a plateia, Caio reforçou a importância do profissional de Relações Públicas, fundamental para garantir a presença do negócio em fontes confiáveis.

Em seguida, Verônica Duarte, sócia-fundadora da Amado Peixe, e Fabrícia Roweder, sócia-fundadora da Mar & Rio Pescados, debateram sobre “Boutiques de pescado: as novas peixarias”, com mediação da jornalista Fernanda Stica. Ambas compartilharam suas trajetórias como empreendedoras no segmento de peixarias boutique — das vitórias, conquistas e desafios enfrentados ao longo do caminho, desde a construção da marca até a gestão do dia a dia, passando por temas como marketing e relacionamento com clientes e fornecedores.

Vale lembrar que as duas se tornaram influenciadoras de seus próprios negócios, mostrando que, quando o dono assume as redes sociais da empresa, transmite credibilidade, autenticidade e fortalece o vínculo com as novas gerações de consumidores. Ao final, responderam perguntas dos participantes.

Outros temas destacados foram “Grandes superfícies: supermercados e atacarejos”, com participação de Felipe Scartezzini (Swift), Talyta Gomes (Grupo Pão de Açúcar) e Pedro Pereira (Delly’s).

Na palestra, Talyta trouxe uma análise voltada à transformação do pescado dentro das grandes redes. Defendeu que, no varejo, o serviço precisa superar o produto — o que significa investir em toda a cadeia de valor, desde logística, rastreabilidade e certificações de sustentabilidade até o treinamento das equipes, para garantir qualidade e confiança ao consumidor. Falou sobre o desafio de trabalhar com pescado fresco, que exige controle rigoroso de processos e padronização de cuidados, além de gestão de mão de obra especializada (o “peixeiro” como categoria profissional em extinção).

Felipe enfatizou o desafio de ampliar o consumo e reinventar hábitos alimentares. Destacou a tilápia como o peixe mais consumido do Brasil — por preço, praticidade e ausência de espinhas. Citou que 73% dos consumidores preferem comprar pescado congelado. Apresentou caminhos práticos para isso: degustações e treinamentos no ponto de venda; campanhas sazonais e temáticas (como festival de frutos do mar, peixe no churrasco ou almoço especial de inverno). Pedro, da Delly’s, apresentou dados sobre inflação e comportamento de compra, além de uma leitura de mercado baseada em números e tendências macroeconômicas. Apontou que o pescado cresceu 8% em relação ao ano passado, sendo uma das proteínas que menos sofreu com a inflação.

No quarto e último talk, intitulado “Feiras livres e festivais”, Marcelo Ricardo de Souza (Instituto de Pesca), Carlos dos Santos (Ceagesp) e Rafael Moraes (chef e idealizador do Projeto Peixe no Prato) destacaram os desafios e oportunidades das feiras livres e festivais de pescado. Rafael reforçou a falta de mão de obra qualificada para manipular pescado em restaurantes e o pouco investimento do segmento dentro da gastronomia. Marcelo apresentou o Projeto Peixe na Vila, com a missão de gerar conexão entre quem produz, vende e consome pescado. Carlos e Rafael citaram como exemplo o projeto “Chefes do Pescado”, dentro da CEAGESP, que visa capacitar profissionais para fortalecer o setor. As sessões também tiveram mediação de Fernanda Stica.

Seafood Service Show – aulas-show com criatividade

O público também acompanhou aulas-show comandadas por chefs renomados, que apresentaram receitas criativas para valorizar os pescados no dia a dia. Julio Shimizu, sócio-proprietário dos restaurantes Washoi, Noda, Sushiguen e Kakurega, abriu a programação com uma demonstração em parceria com a equipe Ajinomoto.

Em seguida, o chef Ítalo Rosa apresentou uma receita com aruanã, castanha e banana-da-terra, acompanhada de piramutaba crocante com limão-cravo e batata rústica. Maria Eustáquio, do Jundu Restaurante, ensinou a preparar o peixe ubatumirim. O sushi-chef Carlos Henrique, do Samon Restaurante Sushi Bar, mostrou o preparo do combinado Yasuke. O dia foi finalizado pelo chef Fabio Eustáquio, do Espaço Jundu, com a receita “Da mata ao mar” – sororoca grelhada com mousseline de inhame, brócolis tostado e molho de cambuci.

Premiações e encerramento


O segundo dia foi encerrado com o coquetel Global Reception, que, além de premiar os destaques do setor, proporcionou uma oportunidade para networking e troca de experiências.
A dupla vencedora do prêmio Melhores Peixeiros do Brasil foi Alan Gomes e José Edson, da Natural da Terra Paraíso, São Paulo. A segunda dupla premiada foi Edilson Pereira e Caio de Oliveira, da Peixaria Carrefour Butantã, São Paulo, reconhecidos pela excelência no manuseio e exposição do pescado fresco no ponto de venda.

No Prêmio Innovation Show, que destaca as inovações na indústria do pescado, as empresas vencedoras foram: em terceiro lugar, a Blumar, com as Tirinhas de Salmão Empanadas tipo Tempurá; em segundo lugar, a Damm, com o Filé de Salmão Defumado Korin; e em primeiro lugar, a Noronha Pescados, com o Empanado Popeye (Polaca do Alasca com Espinafre).

“Temos muito orgulho de premiar empresas que promovem inovação e excelência em produtos de qualidade. Esta é uma forma de reconhecer o talento e o compromisso que impulsionam o desenvolvimento do setor. Vivemos um grande hoje com estas comemorações”, afirmou um dos porta-vozes da Seafood Show.

Hoje, a Seafood Show Latin America entra em seu último dia, encerrando mais uma edição marcada por parcerias, lançamentos e pelo fortalecimento da cadeia do pescado na região. O evento reafirma que o futuro da pesca e da aquicultura passa pela colaboração, pela sustentabilidade e pela inovação.

Seafood Show Latin America
Data: 21 a 23 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Ingressos: seafoodshow.com.br (somente para profissionais do setor)

Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.

Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

Mais informações e fotos para a imprensa
Cristina Bielecki (crisbielecki@uol.com.br)

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Confira como foi a Seafood Show 2025