1ª SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA estimula negócios, atualiza conhecimentos e obtém avaliação positiva da cadeia produtiva do pescado
  • De 17 a 19 de outubro, encontro de negócios dedicado ao setor de peixes e frutos do mar reuniu 3.100 pessoas no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo
  • Rodadas de Negócios geram a expectativa de mais de 15 milhões de oportunidades em contratos futuros
  • Próxima edição será realizada pela Francal Feiras e pela Seafood Brasil entre os dias 24 a 26 de outubro de 2023

São Paulo, outubro de 2022 – A SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA encerrou sua primeira edição cumprindo a sua proposta: oferecer a mais completa e dinâmica plataforma de negócios para a cadeia produtiva do pescado na América Latina. Realizado pela Francal Feiras e pela Seafood Brasil de 17 a 19 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, o encontro integrou exposição de produtos e serviços com a oferta de conteúdo qualificado, reunindo produtores e distribuidores de pescados frescos e congelados, food service, frigoríficos, importadores, entidades de classe, representantes do governo, especialistas e fornecedores de máquinas e equipamentos.

“O pescado é um alimento cada vez mais consumido em todo o mundo, e a cadeia de valor de produção e comercialização na América Latina merecia um evento dedicado e qualificado, capaz de impulsionar parcerias, disseminar conhecimentos e fortalecer agendas comuns”, afirma Valeska Ciré, head de produto da feira. “Foi gratificante poder proporcionar essa oportunidade após um planejamento intenso”.

Ao longo de seus três dias, a SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA recebeu um público de 3.100 pessoas, que puderam conhecer novidades de 76 expositores e participar de uma programação diversificada com mais de 30 horas de atrações. “É uma alegria ver os principais players reunidos em um evento específico. O mercado de pescado ainda engatinha no Brasil e na América Latina, e é fundamental termos uma vitrine de tecnologias para fazê-lo evoluir. Espero que esta edição seja a primeira de muitas”, comentou o visitante Leandro Grilo, sócio da Campeixe, de Campinas (SP), que circulava pelos corredores da feira.

Público e expositores aprovam a proposta

Os expositores também avaliaram positivamente a experiência. “O público que veio ao nosso estande era muito qualificado e focado em tilápia, que é o nosso produto. Ficamos satisfeitos e devemos estar nas próximas edições”, relata Janaína Brasílio, diretora de marketing da Tilabras. “O movimento durante os três dias foi muito bom e superou as nossas expectativas. Recebemos muitos clientes e pudemos ampliar o relacionamento com eles”, conta Angélica Seiblitz, gerente de marketing comercial da Bom Porto.

Também houve uma destacada participação internacional na feira, por meio de empresas ou missões de países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Peru, Tailândia e Vietnã.  “Ficamos muito contentes com a participação, pois o Brasil é um destino comercial atrativo e importante para nós. Já temos a tradição de intercâmbio, e queremos ampliá-lo. Recebemos o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e sete empresas que se dedicam à pesca, processamento e comercialização dos produtos pesqueiros. O evento superou nossas expectativas e pudemos estreitar o vínculo com os clientes e parceiros”, declarou Julián Suarez, presidente suplente do conselho federal pesqueiro e diretor nacional de coordenação e fiscalização pesqueira, no estande da delegação argentina.

Como não poderia deixar de ser, empresas aproveitaram a feira como plataforma para o anúncio de novos produtos. A Brazilian Fish destacou o lançamento da carne moída de tilápia. “É um produto que traz uma infinidade de modos de preparo, que permite versatilidade e uso da criatividade em diversas receitas”, repassa o sócio-diretor Ramon Amaral.

Por sua vez, a Brusinox utilizou a feira para reforçar a divulgação de seus equipamentos para processamento de pescado, área em que é pioneira no Brasil, e que agora contam com recursos de conectividade alinhados ao conceito de indústria 4.0. “A automação das linhas de limpeza e corte de pescado ganha evidência por causa da escassez de mão de obra. Ela livra trabalhadores humanos de operações repetitivas e cansativas, oferecendo uma série de benefícios ao negócio”, sublinha o gerente comercial Ambrózio Bacca Filho. “Diversos estrangeiros nos contaram, na feira, que jamais haviam visto tecnologia similar em seus países. Essas descobertas são um efeito benéfico da nossa participação”.

UM BANQUETE EM CONTEÚDO

Em termos de conteúdo, o cardápio foi variado. O espaço ArenaTalks concentrou diversos painéis de debates e apresentações das iniciativas Seafood Innovation Show, Seafood Talk Show e Agrifutura Pescado, abrangendo temas que foram desde tendências e perspectivas em produção e comércio de tilápia, salmão, peixes brancos e camarão; controle de produção, estoque e rastreabilidade; ESG; culinária japonesa; e empreendedorismo, com apoio do Sebrae. A SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA abrigou ainda o IX SIMCOPE – Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado, que durante três dias contou com uma grade diversificada de minicursos técnicos e painéis temáticos.

Outras atrações movimentaram o evento. No Seafood Service Show, chefs de cozinha comandaram aulas-show sobre pescado e as periferias (chef Edson Leite e chef Tia Nice), atum e a gastronomia japonesa (Nanci Emi Kawahito) e cardápio amazônico (chef Guilherme Tedeschi de Amorim). A ABGJ (Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa) realizou o Encontro da Culinária Japonesa, ressaltando a importância da sazonalidade e dos ingredientes locais para o avanço do consumo.

Já a Maratona de Inovação do Pescado, promovido numa parceria entre a Agrifutura Pescado, o Instituto de Pesca (IP) e o Instituto INNAImC de Inovação Israelense, promoveu gincana e hackaton entre estudantes para o desenvolvimento de soluções disruptivas para aprimorar a cadeia do pescado. Além disso, a iniciativa realizou um showcase de propostas de startups. O primeiro lugar ficou com a PotiMarket, desenvolvedora de uma plataforma de comércio eletrônico com certificação digital da qualidade voltada a ajudar fornecedores e compradores de camarão a realizar transações comerciais com agilidade e segurança. O segundo lugar foi obtido pela Sample, plataforma de biotecnologia para inovação sob demanda em aquicultura. O terceiro lugar ficou com a paranaense By Fish, criadora de uma linha de sorvetes à base de proteína de tilápia.

Outra ação que atraiu a curiosidade e muitas fotos do público foi o concurso MELHORES PEIXEIROS DO BRASIL, visando à valorização dessa profissão e o estímulo à exposição criativa de pescados frescos nos pontos de venda. Para esta primeira edição do concurso, o Carrefour indicou duas de suas melhores equipes de peixeiros para uma disputa que reuniu uma grande quantidade de público no local da apresentação. Em duas salas aquário lado a lado, as equipes foram desafiadas a realizar uma montagem caprichada de exposição de pescados diversos. Os vencedores, eleitos pelo público que acompanhou as demonstrações, foram André Ricardo de Oliveira e Samuel Nunes, peixeiros da unidade Imigrantes do Carrefour, em São Paulo. Os produtos frescos utilizados foram uma cortesia da New Fish, assim como a Relux, que cedeu equipamentos para o concurso.

“Há anos buscamos meios de valorizar esses profissionais, que têm uma importância imensa para a qualidade dos produtos frescos que oferecemos. A seção de pescados é a única dentro de um supermercado que precisa renascer todos os dias, pois, precisa ser desmontada todo final de expediente e remontada no dia seguinte. Fazer isso com qualidade e com zelo é uma arte”, afirma Meg Felippe, diretora comercial do Grupo Carrefour Brasil.

RODADAS DE NEGÓCIOS ALAVANCAM MAIS DE QUINZE MILHÕES EM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

Dentro da proposta de se consolidar como a principal plataforma na América Latina para conexão entre atores da cadeia de valor dos pescados e frutos do mar, a SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA promoveu Rodadas de Negócios ao longo de seus três dias. A iniciativa, que contou com patrocínio do Sebrae, aproximou 14 empresas compradoras de 34 expositores por meio de 121 encontros agendados, gerando R$ 15.500.000,00 (quinze milhões e quinhentos mil reais) em oportunidades de negócios.

Com o fechamento de novos acordos e intercâmbios comerciais, os organizadores da SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA esperam contribuir para embalar ainda mais o mercado de pescado na América Latina. O consumo anual per capita na região é de aproximadamente 10 quilos, praticamente a metade da média global (20,3 quilos). Para se ter ideia, o consumo per capita de carne bovina no Brasil manteve-se por muito tempo na casa dos 40 quilos por ano, tendendo a ficar próximo de 25 quilos em 2022, segundo previsão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

“O recuo no consumo de carne bovina certamente se deve à queda no poder de compra da população, mas as razões comportamentais e a preferência não podem ser desconsideradas. Embora o Brasil e a América Latina sejam favoráveis à pesca e à piscicultura, o consumo mais acentuado de peixes ainda não aconteceu por questões culturais. Mas isso está mudando, e não apenas aqui”, avalia Valeska Ciré.

Segundo dados da FAO-ONU, o consumo de pescado evolui ano após ano a uma taxa média de 3%. Nesse contexto, a América Latina tem posição cada vez mais relevante no mercado. A região é responsável por US$ 20 bilhões de dólares em exportações anuais de peixes e frutos do mar, e projeta aumentar a produção em 32,8% entre 2018 e 2030. “Essa é uma oportunidade que não podemos deixar passar. Ao nos fortalecermos como hub de produção, exportação e consumo de uma das proteínas mais saudáveis e sustentáveis do planeta, a nossa economia e a nossa sociedade tem muito a ganhar”, complementa a head de produto da SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA.

A SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA teve apoios institucionais da ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), ABRAPES (Associação Brasileira de Fomento ao Pescado), Abrasel-SP (Associação de Bares e Restaurantes), Instituto de Pesca, Peixe BR, SIPESP (Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo) e BaresSP.

A próxima edição está confirmada para acontecer entre 24 e 26 de outubro de 2023.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Sobre a Seafood Brasil

A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, plataforma de big data, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.

Mais informações para a imprensa:

Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação
imprensa@francal.com.br

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