Em sua quarta edição e cada vez mais forte, a Seafood Show Latin America 2025 já se tornou o maior evento da indústria de pescado da América Latina, capaz de atrair profissionais e marcas de todo o mundo. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro (de terça a quinta), no reformulado Distrito Anhembi, na capital paulista.
No ano passado, o evento recebeu 4 mil profissionais qualificados, participação de 24 estados brasileiros e 18 países, além de visitantes internacionais e mais de 100 marcas expositoras. Os números fortalecem o objetivo dessa grande arena de negócios dedicada a promover o consumo de pescado e reunir os principais representantes dos elos do processamento e comercialização de peixes, moluscos e crustáceos de toda a Região.
Como bloco regional, a América Latina é um dos principais hubs mundiais do segmento, da produção ao consumo. Ao mesmo tempo em que oferece uma oferta ampla de produtos da aquicultura e da pesca, a região também é uma potência emergente no consumo: atualmente, o consumo per capita regional é de 10,5 kg por ano, mas a projeção é de que o número cresça 33% até 2030. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).
Embora a exportação à Europa e Estados Unidos represente boa parte das vendas externas, mais de 50% do comércio de pescado da América Latina acontece dentro do bloco. Ciente da potencialidade regional, a Seafood Show Latin America construiu uma grade de atrações e debates que foca nos caminhos da competitividade e diversificação de mercados, seja no âmbito nacional quanto internacional.
“No momento em que o Brasil e outros países enfrentam as consequências do tarifaço de Donald Trump, torna-se ainda mais necessária a busca por uma sólida aliança regional”, diz Ricardo Torres, sócio da feira e editor-chefe da plataforma Seafood Brasil. “Juntos, somos ao mesmo tempo um grande mercado produtor e um enorme mercado consumidor, com potencial para se ajudar mutuamente e diminuir a dependência de mercados mais convencionais.” Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), parceira e apoiadora do evento, em torno de 70% das exportações de pescado do Brasil são direcionadas aos Estados Unidos.
Durante os três dias do evento, a “Arena Talks” será o grande palco de conteúdo apresentando temas que abrangem networking, desenvolvimento profissional e inovação, mostrando tendências para o futuro do pescado na América Latina. Esse ano um dos top speakers já confirmado será o escritor e palestrante Caio Camargo, especialista em inovação no varejo com mais de 26 anos de experiência no setor.
Outro grande destaque será o painel de alimentação fora do lar, com curadoria especial da CEO da Galunion Consultoria, Simone Galante, que conduzirá painéis dedicados aos diferentes canais do food service e apresentará, em primeira mão, uma pesquisa inédita sobre o setor, com tendências e insights estratégicos para bares, restaurantes e operadores.
A feira também dará espaço especial à culinária oriental, com um painel organizado pela Associação Brasileira da Gastronomia Japonesa (ABGJ), reunindo chefs e especialistas para discutir a aplicação dos pescados na culinária Nikkei e em outras vertentes da gastronomia japonesa. Para o varejo, a grande novidade é a apresentação de uma pesquisa exclusiva da Scanntech, com dados atualizados sobre o comportamento do consumidor e as principais tendências do mercado de pescado no varejo latino-americano.
Enfatizando duas importantes pontas da cadeia, a Seafood Show promoverá a 4ª edição do concurso “Os Melhores Peixeiros do Brasil”, reunindo os melhores talentos do país e valorizando o trabalho de peixeiras e peixeiros; e o “Prêmio Seafood Innovation Show”, que destaca empresas e projetos com inovações em tecnologias, processos e práticas sustentáveis na indústria de pescado.
Outra grande atração é o “Campeonato Brasileiro de Sushi” que chega à segunda edição reunindo o talento e a criatividade dos melhores sushimen do país demonstrando toda habilidade, técnicas precisas e inovação na arte do sushi. outra atração de destaque é o “Seafood Service Show”, uma arena gastronômica com palestras e demonstrações culinárias, com curadoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Já a “Global Reception” é a celebração oficial da Seafood Show Latin America, um grande coquetel que reunirá expositores, autoridades, varejistas, profissionais de food service, indústrias e instituições do setor, e que também será palco da entrega das premiações do evento.
Seafood Show Latin America
Data: 21 a 23 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Ingressos: seafoodshow.com.br (somente para profissionais do setor)
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.
Cadastramento para jornalistas e influencers
https://euvou.events/seafoodshow2025@imprensainfluenciador
Mais informações e fotos para a imprensa
Cristina Bielecki (crisbielecki@uol.com.br )
Entre em Contato
+55 (11) 2226-3100
Atendimento ao Expositor
cs@francal.com.br
Atendimento ao Visitante
visitante@francal.com.br
Olá, tudo bem? 🎣
Aqui é o Ricardo Torres, Sócio da Seafood Show Latin América. Eu trouxe uma notícia direto do mar de oportunidades do nosso setor: O CREDENCIAMENTO ESTÁ ABERTO!
O maior encontro da cadeia de pescados da América Latina está chegando, e você não pode ficar de fora.
Garanta sua presença agora e prepare-se para viver uma experiência que vai impulsionar sua atuação no setor!