Seafood Show Latin America 2025 destaca o papel do pescado na alimentação saudável

Evento reforça a importância do consumo de pescados para uma alimentação equilibrada e mostra que preparar peixe é mais simples e versátil do que se imagina

O Seafood Show Latin America 2025, que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, coloca em foco como o consumo de pescados pode contribuir para uma alimentação mais saudável, saborosa e acessível. A programação reúne chefs, nutricionistas e empresas do setor que irão apresentar novas formas de preparo — da milenar culinária japonesa às receitas práticas do dia a dia —, além de tendências de consumo, como as modernas boutiques de pescado.

Com o aumento da conscientização sobre hábitos alimentares saudáveis, o evento busca reforçar o papel do peixe como fonte essencial de nutrientes que beneficiam corpo e mente. Rico em ômega-3, vitaminas, minerais e proteínas de alto valor biológico, o consumo regular de pescados está associado a benefícios como redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora da função cerebral, fortalecimento do sistema imunológico e manutenção do peso corporal.

“A Seafood é uma feira que reúne uma grande diversidade de opções de pescados. Para o food service, é sinônimo de versatilidade e inovação; e para a indústria, representa uma proteína limpa, rastreável e com apelo sustentável, já que hoje toda pesca é controlada e responsável”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio. “As empresas têm investido em rastreabilidade por QR Code e em embalagens informativas, com valores nutricionais e receitas, facilitando o consumo consciente e prático no dia a dia.”

Segundo Cynthia, o pescado é uma proteína de digestão leve e de altíssima qualidade, com gorduras boas e naturais — aquelas de que o organismo realmente precisa.
“Os peixes deveriam estar mais presentes na nossa dieta, em todas as versões: do peixe frito, que pode ser saudável quando preparado corretamente, ao escabeche, assado ou enlatado. É uma proteína democrática, acessível e deliciosa”, reforça.

A nutricionista também destaca que é hora de quebrar preconceitos sobre o preparo do pescado. “Do atum selado, mais premium, ao pacu frito típico do Norte, todas as opções são saudáveis. Mesmo o peixe em lata — como a sardinha — é seguro, nutritivo e tem um controle de qualidade rigoroso. Ele democratiza o acesso ao pescado e ajuda a tornar essa proteína parte do dia a dia de mais brasileiros.”

Com uma programação repleta de experiências, demonstrações culinárias e debates sobre consumo consciente, o Seafood Show Latin America 2025 pretende inspirar o público e o mercado a enxergar o pescado como um ingrediente versátil, saudável e fácil de preparar — ideal para quem busca mais sabor, leveza e bem-estar à mesa.

Destaques do Evento:

  • Demonstrações ao vivo: Chefs especialistas ensinarão receitas utilizando uma variedade de pescados, provando como é possível unir sabor e saúde em cada refeição.
  • Painel sobre Sustentabilidade: Na “Roda de discussão do pirarucu de manejo”, especialistas discutirão como a pesca sustentável contribui, não só para a preservação ambiental, mas também para garantir a qualidade nutricional dos peixes consumidos.
  • Summit da Gastronomia Japonesa: A sabedoria milenar da culinária japonesa será apresentada no tópico “Culinária Nikkei: o uso dos pescados nessa tradição japonesa”.
  • I Congresso Latino-Americano de Varejo de Pescado: Novas frentes de venda que tornam o pescado mais acessível para o consumidor, como as “Boutiques de pescado: as novas peixarias” que mostram novidades e opções para um cardápio saudável.

Em sua quarta edição, a Seafood Show Latin America 2025 já se tornou o maior evento da indústria de pescado da América Latina, capaz de atrair profissionais e marcas de todo o mundo. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro (de terça a quinta), no reformulado Distrito Anhembi, na capital paulista.

No ano passado, o evento recebeu 4 mil profissionais qualificados, participação de 24 estados brasileiros e 18 países, além de visitantes internacionais e mais de 100 marcas expositoras. Os números fortalecem o objetivo dessa grande arena de negócios dedicada a promover o consumo de pescado e reunir os principais representantes dos elos do processamento e comercialização de peixes, moluscos e crustáceos de toda a Região.

Seafood Show Latin America
Data: 21 a 23 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Ingressosseafoodshow.com.br (somente para profissionais do setor

Sobre a Seafood Brasil   
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.   

Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

Cadastramento para jornalistas e influencers
https://euvou.events/seafoodshow2025@imprensainfluenciador  

Mais informações e fotos para a imprensa
Cristina Bielecki (crisbielecki@uol.com.br )
Whatsapp (11) 99111 8970

Olá, tudo bem? 🎣

 

Aqui é o Ricardo Torres, Sócio da Seafood Show Latin América. Eu trouxe uma notícia direto do mar de oportunidades do nosso setor: O CREDENCIAMENTO ESTÁ ABERTO!

 

O maior encontro da cadeia de pescados da América Latina está chegando, e você não pode ficar de fora.

 

Garanta sua presença agora e prepare-se para viver uma experiência que vai impulsionar sua atuação no setor!