Uma das maiores feiras de negócios da América Latina no setor de pescados reforça suas práticas sustentáveis e inclusivas, impulsionando o mercado e o meio ambiente.
São Paulo, fevereiro de 2024 – A feira de negócios da América Latina focada na comercialização de pescado movimentou o mercado.Foram mais de 100 marcas presentes, com a presença de nove países expondo, visitação de 3.300 profissionais, aumento de 43% de participação do setor de food service, 37% de varejo, 16% importador e 2% de distribuidor.
Mas, os números, parcerias e ações vão além. A SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA, encontro de atualização e negócios entre produtores, fornecedores, frigoríficos, varejistas, atacadistas, food service, distribuidores, importadores etc., apresentou todas as ações socioambientais que refletem na economia, no dia a dia da sociedade e no planeta.
CARBONO NEUTRO E GREENER
A Seafood Show é um evento carbono neutro. Isso significa que a emissão inevitável de gases de efeito estufa são quantificadas para então serem compensadas na mesma proporção, por meio de apoio a projetos ambientais. Em parceria com a empresa GREENER Preservation Token, o carbono gerado durante o evento foi compensado com a proteção de uma vasta área de floresta nativa.
COLETA SELETIVA & GESTÃO DE RESÍDUOS
Em parceria com a LC Almeida Ambiental, a Francal realiza a triagem de resíduos em suas feiras há mais de duas décadas, abrangendo desde a montagem até a desmontagem. Esse processo permite que todo o material reciclável seja doado às cooperativas de reciclagem da Central do Tietê. A equipe responsável por essa operação é composta por engenheiros e educadores ambientais, sob a supervisão de um profissional especializado em Engenharia Ambiental.
O resultado alcançado foi excepcional: foi possível aproveitar integralmente 100% de todo o resíduo gerado na edição de 2023. Das 14.6 toneladas de resíduos produzidos, 2.5 toneladas de material orgânico foram encaminhadas para a Multi Cultivo – Compostagem, uma iniciativa integrante do Projeto Aterro Zero do Grupo Multilixo. Esse projeto viabiliza a reciclagem da matéria orgânica presente nos resíduos sólidos, transformando-a em composto que serve como condicionador de solos.
As outras 12.1 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas, triadas e devidamente encaminhadas para os processos adequados de reciclagem. Esse resultado evidencia o compromisso da organização com a sustentabilidade ambiental e o efetivo gerenciamento dos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas mais responsáveis na comunidade
Isso foi possível, graças as diversas iniciativas presentes durante os dias de eventos, a começar pelas lixeiras de material sustentável e biodegradável. O papelão esteve presente por todo o evento em forma de lixeiras específicas para produtos recicláveis e orgânicos. Sendo seletivas, elas contribuem para a triagem, agilidade e toda a logística de destinação do lixo reciclável.
O porta crachá e a credencial impressa do visitante depois de concluída a visita na feira teve destinação certa e todos puderam contribuir ao deixar os materiais em uma urna específica na saída do evento.
Outra preocupação foi a redução papel, com a presença de mais soluções digitais para reduzir a quantidade de material impresso no evento.
A escolha do catering também foi pensada. Num evento onde só existem alimentos nutritivos, a praça de alimentação ofereceu opções naturais e também veganas.
No que diz respeito à inclusão e diversidade, o evento contratou profissionais PCD’s para integrarem o staff, promovendo assim a igualdade de oportunidades e a representatividade dentro da Seafood Show.
Para 2024, o Seafood Show Latin America acontece no Distrito Anhembi, totalmente reformulado, nas datas de 22 a 24 de outubro, em São Paulo.
A Seafood Show Latin America é uma realização Francal Feiras e Seafood Brasil. Todas as informações sobre os conteúdos podem ser encontradas no site oficial – https://seafoodshow.com.br/
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.
Sobre a Francal Feiras Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.