Seafood Show Connect: Boletim do primeiro dia, 18 de outubro

Uma verdadeira integração latino-americana do mercado do pescado. Foi desta forma que o evento Seafood Show Latin America Connect abriu sua programação no primeiro dia (18). Já na abertura, o diretor de Pesca e Aquicultura da FAO para a América Latina e o Caribe, Alejandro Flores Nava, deu um panorama do quanto este mercado cresce no continente.

No primeiro painel, representantes do governo do Brasil, Argentina, Chile e Peru fizeram um resumo das políticas públicas que vêm sendo implementadas em seus países e apontaram os caminhos das oportunidades comerciais.

Pelo Brasil, o Secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr., destacou os novos marcos regulatórios que visam a desburocratizar a atividade pesqueira e como essas medidas abrem caminho para facilitar o acesso ao financiamento da atividade.

O secretário citou outras medidas da pasta: “Nós recriamos os Comitês Permanentes de Gestão da Pesca, que era uma demanda do setor, e vamos retomar as estatísticas pesqueiras para tomar decisões mais assertivas e alinhadas com as necessidades dos produtores”.

As inscrições, gratuitas, permanecem abertas até as 14h de amanhã, dia 20. Clique AQUI

Iniciativa privada

Em seguida aos órgãos públicos, foi a vez da iniciativa privada, por meio de suas entidades representativas, mostrar como a indústria do pescado vem se organizando para fomentar a produção, o consumo e a exportação.

Em nome da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), seu presidente Eduardo Lobo citou algumas das mudanças que vêm permitindo o desenvolvimento da cadeia no Brasil: “A modernidade da indústria pesqueira no século 21 não é só tecnológica, ela é lógica. Quanto mais próximo se está da fonte de matéria-prima, melhor será o produto”.

Participaram também deste segundo painel David Epstein, presidente do Comitê de Pesca e Aquicultura da Sociedade Nacional de Industrias de Peru, e Arturo Clement, presidente da SalmonChile.

Regulatório e Comércio Exterior

No terceiro painel do dia, a audiência foi apresentada aos marcos regulatórios da indústria de pescado, como a reestruturação do Serviço de Inspeção Federal no Brasil, o sistema de controle preventivo no Peru e as normas de fiscalização dos produtos pesqueiros na Argentina.

A programação foi encerrada com apresentações voltadas ao comércio exterior. Aniella Banat, diretora da ABIPESCA, traçou a linha do tempo dos acontecimentos que desde 2017 vêm afetando a exportação do pescado brasileiro para a União Europeia.

Com ênfase no mercado estadunidense, Rodrigo Wutke, analista de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, apresentou o Mapa de Oportunidades, uma ferramenta que permite conhecer o desempenho dos produtos em determinadas regiões e o potencial comercial a ser explorado.

Por fim, um dos maiores especialistas mundiais em estudos de mercado do pescado, Matt Craze, fundador da consultoria Spheric Research, fez uma análise da situação desta proteína em nível global e as mudanças nos canais de distribuição e nos hábitos dos consumidores com a pandemia de Covid-19.

O Seafood Show Latin America Connect continua hoje (19), com foco na produção, intercâmbio industrial, promoção e sustentabilidade. Quem abre a programação, às 9h, é Amy Novogratz, uma das maiores autoridades mundiais nos negócios sustentáveis do pescado e fundadora da Aqua-Spark.

SERVIÇO

SEAFOOD SHOW LATIN AMERICA CONNECT

Data: 18 a 20 de outubro

Inscrições GRATUITAS abertas até 14h do dia 20 de outubro, programação e informações AQUI

Promoção/Realização: Francal Feiras e Seafood Brasil

Patrocínio: SEBRAE

Patrocínio Master: CERMAQ e BRUSINOX

Patrocínio Ativação Conteúdo: PromPerú, SIAM Canadian, Alaska Seafood Marketing Institute, SALT, Biolan, Newsan e Aliança do Atum

Patrocínio Ouro: Illari, Ecosac, Natural Fish, Spring Valley Seafood, Produmar, Coinrefri, Oceano Seafood, Fernández, Pecepe, Pacific Freezing, Maris Pescados e Aquachile

Apoio: Apex-Brasil, Abipesca, Abrapes, Peixe BR, Instituto da Pesca, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Euromonitor International, ANR – Associação Nacional de Restaurantes, CamarãoBR, BaresSP, Abrasel e Sindipi

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:

Instagram / Facebook / LinkedIn / Youtube

Use a hashtag: #SeafoodShow #SeafoodShowConnect

Mais informações para a imprensa

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.