LogoConnect
DataTri

GARANTA SEU LUGAR

🇪🇸 SUSCRIBIRSER

🇺🇸 SIGN UP

IconCapacita

capacitação

Capacitation / Capacitación

IconReuniao

reunião de negócios

Business meeting / Reunión de negocios

IconAtualizacao

atualização

Update / Actualización 

O SEU PONTO DE ENCONTRO LATINO-AMERICANO COM AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO.

🇪🇸 TU PUNTO DE ENCUENTRO LATINOAMERICANO CON LAS PRINCIPALES TENDENCIAS EN COMERCIALIZACIÓN DE PESCADO.

🇺🇸 YOUR LATIN AMERICAN MEETING POINT WITH THE MAIN SEAFOOD BUSINESS TRENDS

+ 0

palestrantes nacionais e internacionais

+ 40 PONENTES NACIONALES
E INTERNACIONALES /

+ 40 NATIONAL AND
INTERNATIONAL SPEAKERS

+ 0

horas de aprendizado

+ 30 HORAS DE APRENDIZAJE /
+ 30 LEARNING HOURS

0

dias

de evento

3 DÍAS DE EVENTO / 
3-DAY EVENT

tradução simultânea:

TRADUCCIÓN / TRANSLATION

🇧🇷 🇪🇸 🇺🇸

0 %

online
e ao vivo

100% ONLINE Y EN VIVO / 
100% ONLINE AND LIVE

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Certificado de participación / 
Certificate of participation

Este evento foi criado para atender às principais necessidades do seu negócio:

Você precisa de atualização?

Precisa vender mais?

QUER CONHECER NOVOS MERCADOS?

TEMOS A SOLUÇÃO CERTA PARA VOCÊ.

🇪🇸 ESTE EVENTO FUE CREADO PARA SATISFACER LAS PRINCIPALES NECESIDADES DE TU NEGOCIO: ¿NECESITAS DE ACTUALIZACIÓN?¿NECESITAS VENDER MÁS? ¿QUIERES CONOCER NUEVOS MERCADOS? TENEMOS LA SOLUCIÓN ADECUADA PARA TI

🇺🇸 THIS EVENT WAS CREATED TO MEET THE MAIN NEEDS OF YOUR BUSINESS: DO YOU NEED AN UPDATE? DO YOU NEED TO SELL MORE? DO YOU WANT TO REACH NEW MARKETS? WE HAVE THE RIGHT SOLUTION FOR YOU

TvEvento

QUERO ME INSCREVER AGORA

🇪🇸 QUIERO SUSCRIBIRME

🇺🇸 I WANT TO REGISTER

3 dias business fórum + workshops

palestrantes
CONFIRMADOS 

palestrantes

CONFIRMED
speakers

speakers

PONENTES
CONFIRMADOS 

PONENTES

🇧🇷 programação

🇪🇸 PROGRAMACIÓN

🇺🇸 PROGRAMMING

Selecione uma data abaixo
para abrir a programação:

Abertura

9h - 9h10

Introdução, dinâmica e programação

Valeska Ciré

Ricardo Torres

PESCADO NA AMÉRICA LATINA: INSTRUMENTO DE PROSPERIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Alejandro Flores Nava, Oficial Principal – Pesca y Acuicultura para América Latina y el Caribe da FAO.

Painel 1

9h40 - 11h00

PAPEL DO ESTADO NO FOMENTO AO COMÉRCIO DE PESCADO

Brasil

Jorge Seif Jr., Secretário de Aquicultura e Pesca – SAP/Mapa

Argentina

Carlos D. Liberman, Subsecretário de Pesca e Aquicultura da República Argentina e Presidente do Conselho Federal Pesqueiro

Chile

Alicia Gallardo Lagno, Subsecretária de Aquicultura e Pesca

Debate

Painel 2

11h10 - 12h30

PAPEL DO SETOR PRIVADO NO FOMENTO AO COMÉRCIO DE PESCADO

Brasil

Eduardo Lobo, presidente – Abipesca e Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do MAPA/Brasil

Peru

David Epstein, presidente – Comité de Pesca y Acuicultura de la Sociedad Nacional de Industrias de Perú

Chile

Arturo Clement, Presidente – SalmonChile AG

Debate

Workshop

14h00 - 15h20

REGULATÓRIO LATAM

Regulatório América Latina – Case Brasil: O Mapa e o pescado: autocontrole, selo arte e digitização de processos

Alexandre Campos da Silva, Coordenador Geral de Inspeção – CGI/DIPOA/SDA/Mapa

Regulatório América Latina – Case Perú: admissão temporária para reprocessamento

Juan Ipanaque Zapata, Director de la Dirección de Supervisión y Fiscalización Pesquera y Acuícola

Workshop

15h30 - 16h50

COMEX

Mundo – O que querem os principais mercados globais de pescado?

Matt Craze, Fundador da consultoria – Spheric Research e colaborador do portal Undercurrent News

Brasil – A retomada das exportações para a UE

Aniella Banat, Diretora – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados – ABIPESCA

Oportunidades para o pescado nos EUA

Rodrigo Otavio Curvello Wutke, Analista de Inteligência de Mercado – Apex-Brasil

Debate

*em andamento   |   **programação sujeita a alterações sem aviso prévio / sujeto a cambios

PATROCINADOR MASTER

MASTER SPONSOR / PATROCINADOR PRINCIPAL

LogoCermaq
brusinox-logo-final

PATROCINADOR
ATIVAÇÃO CONTEÚDO

Sponsor Content Activation /
Sponsor Activación de Contenido 

PromPeru
AlaskaSeafood
SCF_LOGO-01
SALT_with_Funder_Logos_Spaced_(5)

apoio

APOYO / SUPPORT

Apex
Abipesca
Abrapes
PeixeBR
Instituto de Pesca
Secretaria de Agricultura SP
RgbFullColor

realização

PROMOTION / REALIZACIÓN

FrancalFeiras2020_logo_com-slogan
seafood-logo-tp-wht

Seja patrocinador do
SEAFOOD SHOW CONNECT!

A sua marca também pode fazer parte deste evento e impactar todo o mercado de pescado.

🇪🇸 SEA PATROCINADOR DE SEAFOOD SHOW CONNECT NEGOCIO: Tu marca también puede ser parte de este evento e impactar en todo el mercado de pescado.

🇺🇸BE A SPONSOR OF SEAFOOD SHOW CONNECT: Your brand can also be part of this event and impact the entire seafood market.

Abertura

9h - 9h10

Introdução, dinâmica e programação

Valeska Ciré

Ricardo Torres

PESCADO NA AMÉRICA LATINA: INSTRUMENTO DE PROSPERIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Alejandro Flores Nava, Oficial Principal – Pesca y Acuicultura para América Latina y el Caribe da FAO.

Painel 1

9h40 - 11h00

PAPEL DO ESTADO NO FOMENTO AO COMÉRCIO DE PESCADO

Brasil

Jorge Seif Jr., Secretário de Aquicultura e Pesca – SAP/Mapa

Argentina

Carlos D. Liberman, Subsecretário de Pesca e Aquicultura da República Argentina e Presidente do Conselho Federal Pesqueiro

Chile

Alicia Gallardo Lagno, Subsecretária de Aquicultura e Pesca

Debate

Painel 2

11h10 - 12h30

PAPEL DO SETOR PRIVADO NO FOMENTO AO COMÉRCIO DE PESCADO

Brasil

Eduardo Lobo, presidente – Abipesca e Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do MAPA/Brasil

Peru

David Epstein, presidente – Comité de Pesca y Acuicultura de la Sociedad Nacional de Industrias de Perú

Chile

Arturo Clement, Presidente – SalmonChile AG

Debate

Workshop

14h00 - 15h20

REGULATÓRIO LATAM

Regulatório América Latina – Case Brasil: O Mapa e o pescado: autocontrole, selo arte e digitização de processos

Alexandre Campos da Silva, Coordenador Geral de Inspeção – CGI/DIPOA/SDA/Mapa

Regulatório América Latina – Case Perú: admissão temporária para reprocessamento

Juan Ipanaque Zapata, Director de la Dirección de Supervisión y Fiscalización Pesquera y Acuícola

Workshop

15h30 - 16h50

COMEX

Mundo – O que querem os principais mercados globais de pescado?

Matt Craze, Fundador da consultoria – Spheric Research e colaborador do portal Undercurrent News

Brasil – A retomada das exportações para a UE

Aniella Banat, Diretora – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados – ABIPESCA

Oportunidades para o pescado nos EUA

Rodrigo Otavio Curvello Wutke, Analista de Inteligência de Mercado – Apex-Brasil

Debate

Jorge Seif Jr., Secretário de Aquicultura e Pesca – SAP/Mapa

Painel 1

9h10 - 9h40

9h40 - 11h00

A PROMOÇÃO GLOBAL DO PESCADO

Aqua-Spark: uma visão empresarial da sustentabilidade

Amy Novogratz, Co-Founder, Managing Partner – Aqua-Spark

PromPerú

Karl Berger, Gerente de Pesca – Promperu

Alaska Seafood Marketing Institute

Carolina Nascimento, Representante América Latina – Alaska Seafood Marketing Institute

ProEcuador

Edgar Novoa Villavicencio, Diretor comercial do escritorio – Pro Equador São Paulo

Seafood From Norway

Øystein Valanes, Diretor – O Conselho Norueguês da Pesca

Debate

Workshop

14h00 - 15h20

Indústria

Indústria de pescado 4.0 na prática: a experiência espanhola

Juan Manuel Vieites, diretor – Anfaco/Cecopesca

Academia e setor privado: cases de aproveitamento total de subprodutos

Cristiane Pinheiro Neiva, diretora – Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP

Global New Seafood Products Database

Lynn Dornblaser, Director of Innovation and Insight – Mintel

Debate

Workshop

15h30 - 16h50

Sustentabilidade

Critérios de sustentabilidade para a economia azul

Prof. Wagner Cotroni Valenti, Professor do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura – Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista – UNESP 

Articulação do setor privado em prol da sustentabilidade

Cintia Myiaji, Diretora Executiva – Paiche Consultoria e Treinamento

Rastreabilidade e transparência: o caso Open Tuna

Rodrigo Hazin , Presidente – Nortepesca

Debate

Painel 1

9h10 - 10h50

VAREJO DE PESCADO NA AMÉRICA LATINA

Brasil – A busca por pescado rastreado em grandes volumes

Meg Felippe, Diretora comercial das peixarias – Grupo Carrefour

Refeições congeladas: um legado da pandemia

Julian Gasparini Soncin, Gerente de Compras – LivUp

O pescado no pós-Covid-19: estratégias de comercialização e enfoque nutricional

Marco Quintarelli, Consultoria em Varejo e Nutrição

Debate

Painel 2

11h00 - 12h30

FOOD SERVICE DE PESCADO NA AMÉRICA LATINA

A administração de restaurantes no pós-pandemia

Marcelo Fernandes, CEO/Presidente – Gastronomia MF

Periferias: deserto alimentar ou mercado potencial para o pescado?

Edson Camilo Leite, cozinheiro – ALR FERREIRA DESENVOLVIMENTO HUMANO

Intercâmbio cultural e gastronômico latino-americano

Pablo Santiago Granda Léon, director – Instituto Superior Tecnológico La Escuela de los Chefs

Debate

Workshop

14h00 - 15h20

Comércio

Brasil – O acesso dos pequenos produtores à comercialização de pescado

Sarah Oliveira, Presidente e Consultora – Lex Experts Food Business Solutions

Brasil – Como gerenciar a categoria pescado no supermercado?

Fátima Merlin, CEO – Connect Shopper

Debate

Workshop

15h30 - 16h50

Campanhas de promoção

México – Comepesca

Aline Molina Meneses, Coordinadora de Campañas – COMEPESCA, AC

Brasil – Semana do Pescado

Jéssica Martinez Feller, Assessora de Comunicação / Editora da Revista SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI

Brasil – Coma Mais Peixe

Francisco Medeiros, diretor executivo da PeixeBR

Debate

Abertura

9h - 9h10

Modelo

Valeska Ciré

Ricardo Torres

Pescado na América Latina: instrumento de prosperidade e segurança alimentar

Valeska Ciré

oficial de Pesca e Aquicultura da FAO para a América Latina e o Caribe

Apertura

9h - 9h10

Introducción, dinámica y programación

Valeska Ciré

Ricardo Torres

EL PESCADO EN AMÉRICA LATINA: INSTRUMENTO DE PROSPERIDAD Y SEGURIDAD ALIMENTARIA

Alejandro Flores Nava, Oficial Principal – Pesca y Acuicultura para América Latina y el Caribe da FAO.

Panel 1

9h40 - 11h00

PAPEL DEL ESTADO EN EL FOMENTO DEL COMERCIO DE PESCADO

Brasil

Jorge Seif Jr., Secretário de Aquicultura e Pesca – SAP/Mapa

Argentina

Carlos D. Liberman, Subsecretário de Pesca e Aquicultura da República Argentina e Presidente do Conselho Federal Pesqueiro

Chile

Alicia Gallardo Lagno, Subsecretária de Aquicultura e Pesca

Debate

Panel 2

11h10 - 12h30

PAPEL DEL SECTOR PRIVADO EN EL FOMENTO DEL COMERCIO PESQUERO

Brasil

Eduardo Lobo, presidente – Abipesca e Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do MAPA/Brasil

Peru

David Epstein, presidente – Comité de Pesca y Acuicultura de la Sociedad Nacional de Industrias de Perú

Chile

Arturo Clement, Presidente – SalmonChile AG

Debate

Workshop

14h00 - 15h20

Regulatorio Latam

Regulatorio América Latina – Case Brasil: El mapa y el pescado: autocontrol, sello de arte y digitalización de procesos

Alexandre Campos da Silva, Coordenador Geral de Inspeção – CGI/DIPOA/SDA/Mapa

Regulatorio América Latina – Case Perú: Reprocesamiento temporario

Juan Ipanaque Zapata, Director de la Dirección de Supervisión y Fiscalización Pesquera y Acuícola

Debate

Workshop

15h30 - 16h50

COMEX

Mundo – ¿Qué quieren los principales mercados de pescado del mundo?

Matt Craze, Fundador da consultoria – Spheric Research e colaborador do portal Undercurrent News

Brasil – La reanudación de las exportaciones a la UE

Aniella Banat, Diretora – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados – ABIPESCA

Oportunidades para el pescado en los Estados Unidos

Rodrigo Otavio Curvello Wutke, Analista de Inteligência de Mercado – Apex-Brasil

Debate

Panel 1

9h10 - 9h40

9h40 - 11h00

LA PROMOCIÓN GLOBAL DEL PESCADO

Aqua-Spark: una visión empresarial de la sostenibilidad

Amy Novogratz, Co-Founder, Managing Partner – Aqua-Spark

Global trends in seafood packaging

Lynn Dornblaser, Director of Innovation and Insight – Mintel

PromPerú

Karl Berger, Gerente de Pesca – Promperu

Alaska Seafood Marketing Institute

Carolina Nascimento, Representante América Latina – Alaska Seafood Marketing Institute

ProEcuador

Edgar Novoa Villavicencio, Diretor comercial do escritorio – Pro Equador São Paulo

Seafood From Norway

Øystein Valanes, Diretor – O Conselho Norueguês da Pesca

Debate

Workshop

14h00 - 15h20

Indústria

Tendencias globales en embalajes de pescado

Juan Manuel Vieites, diretor – Anfaco/Cecopesca

Academia y sector privado: aprovechamiento total de subproductos

Cristiane Pinheiro Neiva, diretora – Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP

Global trends in seafood packaging

Lynn Dornblaser, Director of Innovation and Insight – Mintel

Debate

Workshop

15h30 - 16h50

Sustentabilidad

Criterios de sostenibilidad para la economía azul

Prof. Wagner Cotroni Valenti, Professor do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura – Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista – UNESP 

Articulación del sector privado a favor de la sostenibilidad

Cintia Myiaji, Diretora Executiva – Paiche Consultoria e Treinamento

Trazabilidad y transparencia: el caso Open Tuna

Rodrigo Hazin, Presidente – Nortepesca

Debate

Panel 1

9h10 - 10h50

COMERCIO MINORISTA DE PESCADO EN AMÉRICA LATINA

Brasil: la búsqueda de grandes volúmenes de pescado rastreado

Meg Felippe, Diretora comercial das peixarias – Grupo Carrefour

Comidas congeladas: un legado de la pandemia

Julian Gasparini Soncin, Gerente de Compras – LivUp

O pescado no pós-Covid-19: estratégias de comercialização e enfoque nutricional

Marco Quintarelli, Consultoria em Varejo e Nutrição

Debate

Panel 2

11h00 - 12h30

FOOD SERVICE DE PESCADO EN AMÉRICA LATINA

Gestión de restaurantes después de una pandemia

Marcelo Fernandes, CEO/Presidente – Gastronomia MF

Afueras: ¿desierto de alimentos o mercado potencial de pescado?

Edson Camilo Leite, cozinheiro – ALR FERREIRA DESENVOLVIMENTO HUMANO

Intercambio cultural y gastronómico latinoamericano

Pablo Santiago Granda Léon, director – Instituto Superior Tecnológico La Escuela de los Chefs

Debate

Workshop

14h00 - 15h20

negocio

Brasil – El acceso de los pequeños productores a la comercialización de pescado

Sarah Oliveira, Presidente e Consultora – Lex Experts Food Business Solutions

Brasil – ¿Cómo administrar la categoría de pescado en el supermercado?

Fátima Merlin, CEO – Connect Shopper

Debate

Workshop

15h30 - 16h50

Campañas de promoción

México – Comepesca

Aline Molina Meneses, Coordinadora de Campañas – COMEPESCA, AC

Brasil – Semana del pescado

Jéssica Martinez Feller, Assessora de Comunicação / Editora da Revista SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI

Brasil – Coma Más Pez

Francisco Medeiros, diretor executivo da PeixeBR

Debate

Jorge Seif Jr., Secretário de Aquicultura e Pesca – SAP/Mapa

Abertura

9h - 9h10

Modelo

Valeska Ciré

Ricardo Torres

Pescado na América Latina: instrumento de prosperidade e segurança alimentar

Valeska Ciré

oficial de Pesca e Aquicultura da FAO para a América Latina e o Caribe

Opening

9:00am - 9:10 am

Introduction, dynamic and program

Valeska Ciré

Ricardo Torres

SEAFOOD IN LATIN AMERICA: INSTRUMENT OF PROSPERITY AND FOOD SAFETY

Alejandro Flores Nava, Oficial Principal – Pesca y Acuicultura para América Latina y el Caribe da FAO.

Panel 1

9:40 am - 11:00 am

ROLE OF THE STATE IN FOSTERING THE SEAFOOD BUSINESS

Brazil

Jorge Seif Jr., Secretário de Aquicultura e Pesca – SAP/Mapa

Argentina

Carlos D. Liberman, Subsecretário de Pesca e Aquicultura da República Argentina e Presidente do Conselho Federal Pesqueiro

Chile

Alicia Gallardo Lagno, Subsecretária de Aquicultura e Pesca

Debate

Panel 2

11:10 am - 12:30 pm

ROLE OF THE PRIVATE SECTOR IN FOSTERING THE SEAFOOD BUSINESS

Brazil

Eduardo Lobo, presidente – Abipesca e Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do MAPA/Brasil

Peru

David Epstein, presidente – Comité de Pesca y Acuicultura de la Sociedad Nacional de Industrias de Perú

Chile

Arturo Clement, Presidente – SalmonChile AG

Debate

Workshop

02:00 pm - 03:20 pm

Regulatory Latam

Latin America Regulatory – Brazil case: The map and the seafood: self-control, art stamp and digitization of processes

Alexandre Campos da Silva, Coordenador Geral de Inspeção – CGI/DIPOA/SDA/Mapa

Latin America Regulatory – Peru case: Temporary reprocessing

Juan Ipanaque Zapata, Director de la Dirección de Supervisión y Fiscalización Pesquera y Acuícola

Debate

Workshop

03:30 pm - 04:50 pm

COMEX

World – What do the main global seafood markets want?

Matt Craze, Fundador da consultoria – Spheric Research e colaborador do portal Undercurrent News

Brazil – The recovery of exports to the EU

Aniella Banat, Diretora – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados – ABIPESCA

Opportunities for the seafood in the USA

Rodrigo Otavio Curvello Wutke, Analista de Inteligência de Mercado – Apex-Brasil

Debate

Panel 1

9:10 am - 9:40 am

9:40 am - 11:00 am

THE WORLDWIDE PROMOTION OF SEAFOOD

Aqua-Spark: a business vision of sustainability

Amy Novogratz, Co-Founder, Managing Partner – Aqua-Spark

PromPerú

Karl Berger, Gerente de Pesca – Promperu

Alaska Seafood Marketing Institute

Carolina Nascimento, Representante América Latina – Alaska Seafood Marketing Institute

ProEcuador

Edgar Novoa Villavicencio, Diretor comercial do escritorio – Pro Equador São Paulo

Seafood From Norway

Øystein Valanes, Diretor – O Conselho Norueguês da Pesca

Debate

Workshop

02:00 pm - 03:20 pm

Industry

Global trends in seafood packaging

Juan Manuel Vieites, diretor – Anfaco/Cecopesca

Traceability and transparency: the Open Tuna case

Cristiane Pinheiro Neiva, diretora – Instituto de Pesca/APTA/SAA-SP

Global New Seafood Products Database

Lynn Dornblaser, Director of Innovation and Insight – Mintel

Debate

Workshop

03:30 pm - 04:50 pm

sustainability

Sustainability criteria for the blue economy

Prof. Wagner Cotroni Valenti, Professor do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura – Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista – UNESP 

Articulation of the private sector in favor of sustainability

Cintia Myiaji, Diretora Executiva – Paiche Consultoria e Treinamento

Traceability and transparency: the Open Tuna case

Rodrigo Hazin , Presidente – Nortepesca

Debate

Panel 1

9h10 am - 10h50 am

SEAFOOD RETAIL IN LATINA AMERICA

Brazil – The search for large volumes of tracked fish

Meg Felippe, Diretora comercial das peixarias – Grupo Carrefour

Frozen Meals: A Legacy of the Pandemic

Julian Gasparini Soncin, Gerente de Compras – LivUp

O pescado no pós-Covid-19: estratégias de comercialização e enfoque nutricional

Marco Quintarelli, Consultoria em Varejo e Nutrição

Debate

Panel 2

11h00 am - 12h30 pm

SEAFOOD FOOD SERVICE IN LATIN AMERICA

Post-pandemic restaurant management

Marcelo Fernandes, CEO/Presidente – Gastronomia MF

Outskirts: food desert or potential market for seafood?

Edson Camilo Leite, cozinheiro – ALR FERREIRA DESENVOLVIMENTO HUMANO

Latin American cultural and gastronomic exchange

Pablo Santiago Granda Léon, director – Instituto Superior Tecnológico La Escuela de los Chefs

Debate

Workshop

02h00 pm - 03h20 pm

business

Brazil – The access of small producers to the seafood business

Sarah Oliveira, Presidente e Consultora – Lex Experts Food Business Solutions

Brazil – How to manage the seafood category in the supermarket?

Fátima Merlin, CEO – Connect Shopper

Debate

Workshop

03h30 pm - 06h50 pm

Promotion campaigns

México – Comepesca

Aline Molina Meneses, Coordinadora de Campañas – COMEPESCA, AC

Brazil – Seafood Week

Jéssica Martinez Feller, Assessora de Comunicação / Editora da Revista SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI

Brazil – Eat More Fish

Francisco Medeiros, diretor executivo da PeixeBR

Debate

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.