Jun Sakamoto é destaque no último dia do Seafood Show 

Evento encerra com foco na gastronomia japonesa, tendências do novo pescado e modelos sustentáveis de negócios

Grupo de pessoas sentadas em sala de aula

Descrição gerada automaticamente com confiança média

São Paulo, 26 de outubro de 2023 – O Seafood Show Latin America 2023, evento focado no intercâmbio comercial de pescado de todo o continente, chega ao terceiro e último dia com destaque para a gastronomia japonesa, uma das grandes alavancas do setor de pescado. Jun Sakamoto, chef sushiman e empresário, Felipe Katata, gerente comercial da Mitsubishi Brasil e Luizinho Hirata, presidente da Abrasel SP e Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa debateram sobre a cadeia de suprimentos para restaurantes, do cultivo à mesa do consumidor.

Uma das questões levantadas por Sakamoto foi a ineficiência brasileira em produzir o que precisa, consumindo pescados de outros países que poderiam ser produzidos aqui. O chef também falou sobre a rede de impostos, tributos e taxas que encarecem o negócio. Já Hirata falou sobre o consumo de proteína de peixe, que apesar de ser mais saudável, ainda é pouco presente nos cardápios dos restaurantes, que poderiam contribuir para o aumento do consumo com o preparo de mais opções de refeições com pescados.

Katata disse que a empresa tem muito carinho pelo Brasil, especialmente por ter a segunda maior comunidade japonesa fora do Japão, mas que ainda os maiores investimentos da companhia estão no Chile e no Peru, países onde o consumo de pescados é maior. Ele lembrou que o salmão não é do Chile, mas foi inserido na região pelos japoneses e já tem a segunda maior produção do mundo, o que não é uma opção para o Brasil devido a uma questão climática. “A demanda mundial por salmão cresce de cinco a seis vezes a cada ano, enquanto a produção cresce cerca de 3%. No Chile, não temos mais para onde crescer”, afirmou Katata.

Multidão de pessoas

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Com o tema “Os desafios do mercado da gastronomia japonesa”, Rafael Cunha, diretor de operações e culinary labs na Galunion, trouxe uma pesquisa de mercado que mostra que no Brasil existe cerca de 16,7 mil pontos de venda de culinária japonesa, no qual 90% dos estabelecimentos são operadores independentes, isto é, não fazem parte de redes. Sendo 58% deles encontrado no Sudeste (38% em São Paulo) e 17% no Sul. Os estabelecimentos que oferecem rodízio totalizam 13,6%. Cunha finaliza que 10% dos pescados consumidos no Brasil são em restaurantes de culinária japonesa. 

Pessoas sentadas em cadeiras

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Sobre novas tendências, o Arena Talks trouxe a palestra “O Novo Pescado: Pescado celular, plant-based e modelos alternativos e sustentáveis de negócios”. No palco estiveram: Marcelo Szpilman, CEO do Sustineri Piscis, Isabela Pereira, analista de ciência da tecnologia do The Good Food Institute Brasil, Graziele Karatay, especialista em ciência e tecnologia da The Good Food Brasil e Caroline Takita Levy, empreendedora e mentora de negócios de impacto. A discussão girou em torno de que até 2050 a demanda por proteína animal aumentará em 70%, ou seja, será necessário dobrar a quantidade de proteína animal para alimentar toda a população do mundo, assim as proteínas alternativas vêm para completar o que existe de proteína animal. Uma das tendências explicadas foi o pescado celular, que é produzido em um biorreator, algo 100% seguro e saudável, sem espinha e sem metais pesados. Na psicultura, demora um ano para produzir um peixe de 1kg, com o biorreator, ele é produzido em duas semanas.

Seafood Show Latin America 2023 é uma realização entre Francal Feiras e Seafood Brasil, e se encerrou nesta quinta, dia 26, com balanço positivo para quem expôs e para quem visitou. 

Sobre a Seafood Brasil   

A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.   

Sobre a Francal Feiras      

Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.      

Informações à imprensa      

Approach Comunicação     

francalfeiras@approach.com.br   

Camila Ribeiro – (62) 984627134    

Patricia Kamel – (11) 98531-7071   

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.