Presença internacional marca o primeiro dia da Seafood Show Latin America

Evento contou com a presença da Ministra da Pesca e Política Oceânica da Noruega, Marianne Sivertsen Næss, e do Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula.

A quarta edição da Seafood Show Latin America 2025 se consolida como uma das mais importantes feiras do setor de peixes e frutos do mar da América Latina, recebendo profissionais e marcas de todo o mundo. O evento já se tornou o maior da indústria de pescado da região, capaz de atrair profissionais e expositores de diversos países.

Para se ter uma ideia, a feira anterior, recebeu 4 mil profissionais qualificados, a participação de representantes de 24 estados brasileiros e 18 países, além de visitantes internacionais e mais de 100 marcas expositoras. Os números reforçam o objetivo dessa grande arena de negócios dedicada a promover o consumo de pescado e reunir os principais representantes dos elos do processamento e comercialização de peixes, moluscos e crustáceos de toda a região.

Presença internacional

Com início pela manhã, antes da abertura oficial da feira, aconteceu o seminário “O Futuro do Bacalhau no Brasil”, que contou com a presença da Ministra da Pesca e Política Oceânica da Noruega, Marianne Sivertsen Næss, e do Embaixador Odd-Magne Ruud, da Embaixada Real da Noruega no Brasil. Um dos temas do seminário foi “Quais as tendências globais no consumo de pescados?”, apresentado por Børge Grønbech, Diretor de Operações Globais do Conselho Norueguês da Pesca.

Na sequência, ocorreu a abertura oficial da Seafood Show Latin America 2025, com a presença de autoridades do setor do Brasil e de outros países: Fernando Ruas, CEO da Francal; André de Paula, Ministro de Estado da Pesca e Aquicultura; Marianne Sivertsen Næss, Ministra da Pesca e Política Oceânica da Noruega; Sebastián Depolo, Embaixador do Chile no Brasil; Gianluca Cicchiello, Adido Agrícola da Embaixada da Itália em Brasília; Francisco Medeiros, diretor-presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR); Eduardo Lobo, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca) e da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados.

“A Seafood é um momento de expor o que nós temos de melhor. E eu vejo com muita alegria que ela cresce e se consolida a cada ano”, afirmou o Ministro André de Paula.

Segundo a Ministra da Pesca e Política Oceânica da Noruega, Marianne Sivertsen Næss: “O bacalhau foi muito importante – e continua sendo. Nós continuaremos com esse comércio, fazendo essa troca entre Brasil e Noruega. E, conforme o acordo firmado entre os dois países por meio do EFTA-Mercosul, esperamos abrir esse caminho para que as negociações sigam fortalecidas.”

O CEO da Francal, Fernando Ruas, destacou: “A Seafood é uma fonte de informação e conteúdo de alto nível.”

“Essa expansão internacional está associada à expansão do setor de pescado, e esse crescimento revela a maturidade do segmento – essa foi a grande marca do primeiro dia”, ressaltou Ricardo Torres, sócio da feira.

Início das competições

No primeiro dia do evento tiveram início as competições que se estenderam ao longo da programação. Logo no início do dia, os participantes do prêmio Melhores Peixeir@s do Brasil reuniram os melhores talentos do país que, em duplas, demonstraram suas habilidades, valorizando o trabalho de peixeiras e peixeiros.

Também começou o Campeonato Brasileiro de Sushi, que chegou à segunda edição reunindo o talento e a criatividade dos melhores sushimen do país, que demonstraram habilidade, técnicas precisas e inovação na arte do sushi. Nesse primeiro dia, houve ainda um seminário com apresentação e abertura do atum Bluefin, uma iguaria valiosa que carrega tradição e técnicas refinadas de preparo.

Além das competições, o evento também destaca o Prêmio Innovation Show, que reconhece empresas e projetos com inovações em tecnologias, processos e práticas sustentáveis na indústria do pescado. As empresas vencedoras serão conhecidas no segundo dia de evento. 


Seafood Show Latin America
Data: 21 a 23 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP)
Ingressos: seafoodshow.com.br (somente para profissionais do setor)

Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado. Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.

Sobre a Francal
Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

Mais informações e fotos para a imprensa
Cristina Bielecki (crisbielecki@uol.com.br)

🌊 Olá, tudo bem?
 
Confira como foi a Seafood Show 2025